terça-feira, 14 de junho de 2011

Relatório da Causa defendida no FACEBOOK


Em atividade proposta pelo professor da disciplina Temas de História de Sergipe, os alunos tiveram que criar uma conta em uma determinada rede social (Facebook) e em seguida, criar e defender uma causa pela qual fosse do interesse do grupo, desde que estivesse de alguma forma relacionada à cultura Sergipana.
A Causa deveria fomentar dentro da rede social a participação popular, em prol da mesma, para isso, a esta deveria passar uma ideia de apelo, seja através de um sentimento de indignação, de repudio, de conscientização ou até mesmo de identificação. Sendo assim, a causa pela qual defendi juntamente com dois colegas (Ana Kele e Antonio José) buscou conscientizar a população para o resgate do Forró da Rua Siriri.
Esta festa que não é realizada desde 2002, mantinha a tradição dos arraiais juninos que eram realizados em bairros, assim como acontecia e ainda acontece na Rua São João, por exemplo. O evento fez parte do nosso calendário festivo junino e contribuiu para a divulgação dos artistas locais, sendo inclusive digna de um artigo especial da Professora Aglaé Fontes, atualmente secretaria de cultura da cidade de São Cristóvão. Idealizada pelos moradores, em especial pelo artista plástico Felix Mendes, a festa teve seu auge em fins dos anos 1990, quando ali ainda contava com o apoio dos artistas e das autoridades pública, além dos moradores.
Dentre as causas apresentadas a nossa conseguiu se estabelecer como a quinta mais aceita, mesmo com tantas dificuldades, pois buscar informações sobre a festa não foi fácil, daí talvez a maior crítica que pode ser feita a causa. No entanto, conseguimos atrair para a nossa causa a Deputada Estadual, Ana Lucia, a qual demonstrou satisfação e interesse pela causa. Tivemos ainda, curiosos que postaram suas dúvidas, dentre eles o Superintendente da SMTT de Aracaju, Antonio Samarone, que questionou os motivos que culminaram no fim deste evento.
O balanço que faço é que poderíamos ter desenvolvido ainda mais a causa, poderíamos ter buscado mais informações, a fim de que pudéssemos envolver mais pessoas em prol da causa, mas ainda assim, foi bem educativo e divertido trabalhar com esta ferramenta tecnológica. Assim, nosso saldo foi de 101 participantes que apoiaram nossa modesta causa.