domingo, 10 de abril de 2011

Causa defendida no Facebook

Conscientizar a população para o resgate do Tradicional Forró da Rua Siriri


ABOUT


Localizada no centro de Aracaju a Rua de Siriri tem uma história de mais de 80 anos. Foi por volta de 1930, que a rua se tornou palco representativo da história cotidiana da cidade de Aracaju. Naquela época, a rua ficou conhecida por centralizar a zona de prostituição na capital, tal fato foi anos depois objeto de pesquisa do escritor Amando Fontes, que acabou escrevendo um livro sobre o assunto, este recebeu o nome "Rua Siriri".

Os anos se passaram e com eles vieram o progresso. A região que em outrora era brejeira – ruas de areal e casas de palha – tornou-se mais atrativa, com ruas pavimentadas e casas de alvenaria. A Rua deixou de ser um foco de problemas e passou a ser um palco de alegrias com sua festa junina.

Realizada sempre no mês de julho, a festa firmou-se como uma espécie de ressaca de São João, com forró a noite toda, shows, comida típica, brincadeira. Enfim, uma legitima festa popular. Surgiu em meados dos anos 90 pelo morador e artista plástico Felix Mendes em conjunto com alguns amigos. No início, a festa nem ocupava toda a rua e era realizada por um misto de amigos, vizinhos e moradores do quarteirão entre as ruas Laranjeiras e São Cristóvão. O festejo não era organizado por instituições oficiais, mas sim pelo povo, na sua forma espontânea e comprometida. A decoração da rua era feita a base de bandeirolas, palha de coqueiros, balões, tudo feito por seus moradores, que também colocavam barracas de comida típica, dando à rua um ar festivo, bem característico das comemorações populares.

Sua programação contava com um espaço dedicado às crianças, revivendo as brincadeiras tradicionais da cultura popular e do folclore sergipano. Quebra pote, corrida de saco, corrida de jegue e apresentações de quadrilhas, bacamarteiro, samba de coco e pisa pólvora animavam as tardes e as noites até a madrugada. O Forrozão cresceu e ganhou espaço nos festejos junino local, mas com tal crescimento as dificuldades surgiram. A festa não tinha fins lucrativos, portanto, não recebia todo o apoio necessário. Infelizmente chegou ao fim, e com ela se foi um pouco da cultura junina do nosso Estado.

Diante disso, convidamos a todos a participarem desta causa em prol do retorno dos Arraiais de Rua, em especial este, assim poderemos difundir ainda mais a nossa tradição junina. Vamos resgatá-los assim como foi feito com os Carnavais de Rua. Participem!
http://www.causes.com/causes/603720-conscientizar-a-popula-o-para-o-resgate-do-tradicional-forr-da-rua-siriri/about

POSITIONS

1. Conscientizar a população em prol do retorno do Forró da Rua Siriri.
2. Envolver o maior número de pessoas através da rede (tendo como foco inicial moradores e artistas) em torno da causa, procurando mostrar o quanto esta festa ainda faz parte do imaginário local.
3. Sensibilizar e mobilizar, através da rede, as autoridades públicas para a importância de resgatar a tradição dos arraiais de bairros.
4. Sugerir às autoridades públicas a inserção da festa no calendário junino local.
5. Ajudar em prol do resgate da festa através de abaixo-assinados eletrônicos e manifestações pela Internet.

GROUP

Ana kele, Antonio José, Wendel Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário